O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5%
em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de
desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta
quarta-feira (5).
De acordo com a entidade, o resultado está associado à
recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento
da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.
“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando
na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o
faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou
as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024
foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e
Bem-Estar (elevação de 16,5%); Alimentação - Food Service (16,1%), e
Alimentação - Comércio e Distribuição (14,7%).
Principais franquias
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a
liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em
2024. Em seguida, vem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s (2.704) e a
rede Colchões Ortobom (2.387). Já a rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto
lugar, com 1.685 operações.