Pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias
(ICF) atingiu 114,1 pontos em janeiro, registrando o segundo recuo consecutivo
do levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da
Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). Apesar da queda de 2,1% sobre mês anterior, o
índice atual segue 3,7% maior no comparativo anual, quando somava 110 pontos.
Todos os componentes demonstram queda mensal, com
destaque para o Nível de Consumo Atual, que caiu 6,2%, e o Acesso ao Crédito
(Compra a Prazo), com recuo de 5,9%. Apesar do recuo no mês, o índice segue
acima da zona de satisfação.
“Em todo início de ano, observamos essa queda pontual na
pesquisa. Mesmo assim, os componentes mostram valores positivos, indicando um
grau de satisfação por parte do consumidor. A mesma situação pode ser observada
na média nacional, que, inclusive, apresentou uma leve melhora na variação
mensal”, aponta a pesquisa.
O ICF nacional de janeiro apresentou crescimento de 0,2%
no mês, chegando aos 104,9 pontos, impulsionado, principalmente, pelo consumo
de bens duráveis, que teve o segundo aumento consecutivo. No entanto, a média
atual está 0,9% menor no comparativo com janeiro de 2024.
IMPACTO – Com relação ao acesso ao crédito, o aumento dos
juros pode impactar no consumo das famílias, uma vez que essa modalidade de
compra contribui para o aquecimento do comércio. “Para impulsionar as compras
de maior valor agregado, os comerciantes devem buscar alternativas para
minimizar o impacto da alta dos juros, oferecendo mais incentivos, como prazos
e descontos”.
Mesmo com o recuo mensal no componente que avalia a
situação da renda atual das famílias, 56,6% dos respondentes avaliaram que
melhorou em um ano e 24,2% consideraram como igual. Apenas 19% dos respondentes
avaliaram como pior a situação atual da renda em comparação com o mesmo período
do ano passado.
Assim como na capital, a situação atual do emprego também
registrou recuo na média nacional. Ambos os componentes da pesquisa ainda
mostram índices elevados, o que demonstra que os consumidores estão confiantes
no mercado de trabalho. Para os próximos meses, a avaliação é que a Perspectiva
Profissional seja positiva para a maioria dos respondentes.