A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que
não haverá atendimento presencial nas agências nos dias 03/03 (segunda-feira),
e 04/03 (terça-feira), feriados bancários, durante o período de Carnaval. As
compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. O
PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito
normalmente.
O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas
(05/03), a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento previsto no
horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades onde as agências fecham tradicionalmente
antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo o
mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem
preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para
a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver
expediente bancário nas agências.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia,
telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação
bancária – 03/03 e 04/03, feriado bancário – poderão ser pagos, sem acréscimo,
no dia útil seguinte, ou seja, 05/03. O sábado não é considerado dia útil e,
por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias
em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja
antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao
calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a
sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de
barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo
atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da
Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e
extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento
nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos
bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais
serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das
transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e
caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de
saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e
correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta
Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados
eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).