A Secretaria da Fazenda está desenvolvendo ações que têm
como objetivo facilitar o atendimento do contribuinte. Ao aderir a essa forma
de atendimento, além de aliviar a demanda dos atendentes, também agiliza o
atendimento aos cidadãos.
O atendimento foi disponibilizado por meio do número (66)
3512-3133. Ao enviar uma mensagem, o “chatbot”, que é um sistema automático de
atendimento inicial, enviará uma mensagem de boas-vindas aos contribuintes.
Esse “chatbot” solicitará algumas informações e, em
seguida, enviará uma mensagem para o contribuinte selecionar o serviço
desejado: cadastro/dívida ativa, consulta de protocolo, fiscalização,
atendimento ao MEI, administração de cemitérios, ISSQN/Nota Fiscal e boleto do
IPTU 2025. Clique aqui e acesse os
serviços.
Ao escolher uma das opções, o contribuinte será
direcionado para um novo atendimento. Em alguns casos, o atendimento continuará
sendo automático; em outros, será encaminhado para um atendente. “Essa
automação agiliza o atendimento”, explica o secretário de Fazenda, Carlos do
Nascimento.
Apesar de parecer complexo, todo o processo é bastante
simples e, mais do que isso, facilita muito para o contribuinte. “Dependendo do
caso, o contribuinte nem precisa vir até a Prefeitura. Ele consegue resolver
tudo pelo WhatsApp”, diz o secretário.
Um exemplo prático de como esse atendimento facilita a
vida é a emissão do boleto do IPTU/2025 pelo WhatsApp, que de maneira fácil e
automática o contribuinte consegue emitir sem qualquer interação humana.