A Secretaria de Comunicação de Mato Grosso apresentou,
nesta quinta-feira (3.4), o método desenvolvido pela Pasta para otimizar o
processo de contratação de mídia no Estado, durante o 7° Fórum Nacional das
Secretarias Estaduais de Comunicação, no Ceará.
"Criamos internamente esse método para que a
aplicação dos recursos públicos seja eficiente, atendendo uma das recomendações
do governador Mauro Mendes de que a comunicação pública precisa chegar até o
cidadão. No mundo atual, não há como aceitar que não existam critérios
objetivos e claros no investimento de comunicação", afirmou a secretária
de Comunicação, Laice Souza.
O Data Mídia Secom-MT foi implantado em 2023 com o
objetivo de aprimorar a aplicação dos recursos públicos de comunicação e
atender às recomendações do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público,
podendo ser utilizado por outros órgãos públicos.
"Em 2022, tornamos todos os processos digitais na
Secom, esse foi o início do método. Com ele conseguimos entender como é nosso
mercado e, assim, otimizar a contratação das mídias para alcançar todo o Estado
proporcionalmente", pontuou a secretária adjunta de Publicidade, Gabriela
Clemente.
A segunda fase do método será a implantação eletrônica,
que está sendo preparada para funcionar em 2026.
"É uma fórmula em que levamos em conta diversos
fatores, como população dos municípios, acessos e alcance dos veículos",
explicou a gestora de mídia, Tássia Nagazawa.
O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares,
contou que no Estado já existe uma forma de otimização dos investimentos no
setor, "mas em Mato Grosso está muito mais avançado e queremos estudar
esse método para aprimorar o que estamos fazendo".
"Também queremos absorver esse conhecimento de Mato
Grosso e trocar experiências para melhorar a forma que os investimentos são
aplicados em Minas Gerais", disse a secretária-executiva de Comunicação de
Minas Gerais, Bárbara Botega.
Nesta quinta-feira, a programação do Fórum incluiu
palestras sobre publicidade governamental e estratégias de tempo real no âmbito
digital. Para sexta-feira (4), a programação trará de temas sobre as
plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio
Palmeira. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos
participantes.
Conselho Nacional
O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de
Comunicação foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e
articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do
Distrito Federal.
O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes
deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de
órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da
democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.