Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia
móvel, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),
divulgados neste sábado (5), Dia das Telecomunicações.
De acordo com o levantamento, a maior parte da população
brasileira com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões
metropolitanas.
Os dados indicam também que 4.363 municípios brasileiros
contam com infraestrutura de fibra óptica — o que proporciona mais velocidade,
estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações.
A Anatel aponta também a chegada da tecnologia 5G a 1,3
mil municípios brasileiros, e aposta no avanço do Novo Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC), que prevê a implantação do 5G nos mais 5,5 mil municípios
do país.
O Novo PAC também inclui a expansão da tecnologia 4G para
6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos.
Em nota, o secretário de Telecomunicações da Anatel,
Hermano Tercius, destaca que a expansão dos serviços de comunicação no Brasil
enfrenta desafios devido à extensão territorial do Brasil e às áreas de difícil
acesso. “Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de
forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da
conectividade significativa, como o letramento digital”, declarou.
Satisfação dos consumidores
Em março, a Anatel divulgou os resultados da sua décima edição da Pesquisa de
Satisfação e Qualidade Percebida a respeito de serviços de telecomunicações:
telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por
assinatura.
Em 2024, mais de dois terços dos consumidores pesquisados
de todos os serviços se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com a
prestação do serviço de telecomunicações, de acordo com a Escala CSAT (Customer
Satisfaction Score). Enquanto isso, mais de 10% dos consumidores se declaram
muito insatisfeitos ou insatisfeitos.
No questionário da pesquisa, também são realizadas
perguntas sobre os padrões de uso dos consumidores, tecnologia, do Wi-fi,
telefone fixo.
Sobre a tecnologia das redes celulares utilizada com maior
frequência, apesar da rede 4G ser a mais utilizada, mais de 64% dos
consumidores de celular pós-pago e 67% dos consumidores de celular pré-pago,
houve crescimento na percepção de uso mais frequente da rede 5G.
Quanto à tecnologia para prestação do serviço de internet
fixa, 78% dos consumidores usam fibra ótica.
Entre os entrevistados que contratam o serviço de
telefonia fixa, 16% responderam que o telefone fixo é o principal meio para
realizar chamadas de voz quando está em sua residência. Estes usuários são os
que possuem maior idade no grupo, menor renda média e em sua maioria do sexo
feminino.
Por último, 67% dos entrevistados que contratam o serviço
de televisão por assinatura declararam usar o serviço diariamente.
A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e
novembro de 2024, com 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e
celular, internet fixa e TV por assinatura que eram clientes das prestadoras
Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely,
Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.
A pesquisa de opinião é realizada anualmente. Os
resultados desta edição – e das anteriores – podem ser consultados e baixados
na página da Pesquisa no portal da Anatel.