Alta Floresta - Quarta-Feira, 22 Mai 2024

Imposto de Renda 2024: você deve usar navegador, programa ou aplicativo?

Confira as opções e faça as atualizações necessárias para fazer a declaração na plataforma ou dispositivo que preferir.

Olhar Digital

Por Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima

Acertar as contas com o Leão da Receita Federal traz um certo receio aos contribuintes, principalmente, pelos riscos de declarar algum dado errado e cair na malha fina. Além disso, as dúvidas mais diversas aparecem neste período, como em que dispositivo devo entregar o Imposto de Renda? Qual melhor forma, por meio do navegador, programa ou aplicativo?

Pensando nisso, esclarecemos todas essas dúvidas neste artigo. Então, fique atento, não perca os prazos e escolha qual é a melhor forma de entregar a declaração do IR 2024 de acordo com as suas necessidades.

Navegador, programa ou aplicativo para o IR 2024?

Primeiramente, o contribuinte precisa entender que as três formas são disponíveis e aceitas pelo governo para a entrega. Sendo assim, é possível entregar a declarar do Imposto de Renda em 2024 por meio de:

  • Plataforma online (direto na internet);
  • Aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível para dispositivos como celulares e tablets;
  • Programa Gerador de Declaração (PGD) que pode ser instalando no seu computador.

Vale lembrar que o contribuinte pode optar pela declaração pré-preenchida, que já carrega as informações que a Receita Federal recebeu de empresas, bancos, médicos, imobiliárias, empresas de cartão de crédito, entre outros. Essa forma de declaração, além de facilitar o preenchimento, também evita erros.

No entanto, para que você possa escolher essa declaração é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou nível ouro. Então, se você ainda não tem esse nível no site do governo, descubra o que é necessário fazer para atingir tal categoria. Muitas vezes, basta fazer verificação de segurança, com reconhecimento facial e deixar seu cadastro mais completo.

Sobre a declaração preenchida, que é ainda mais prática e menos passível de possíveis erros, você poderá encontrá-la em todas as plataformas (online, programa e app para celulares e tablets).

Práticas para não cair na malha fina ao entregar o Imposto de Renda

Após escolher em qual plataforma vai fazer a declaração do IR 2024, é importante ficar atento na hora de preencher as informações, confira as dicas abaixo para evitar erros e, consequentemente, reduzir as chances de cair na malha fina:

  • Informe os valores reais de aquisição ao declarar bens;
  • Tenha guardado os recibos e comprovantes de despesas médicas;
  • Não deixe de declarar as informações precisas pertinentes a ativos e investimentos, incluindo ganhos de capital;
  • Não esqueça os rendimentos isentos, como heranças, doações, e outros, de acordo com as regras estabelecidas pela Receita Federal;
  • Preencha com calma e paciência, faça revisões e evite erros de digitação;
  • Se tiver dependentes, não os deixe de fora e inclua também os dados dos mesmos corretamente.

Por último, mas não menos importante, seja cauteloso e, caso tenha dúvidas em relação a termos e opções a selecionar no preenchimento, pesquise ou consulte um profissional da área contábil. Afinal de contas, qualquer dúvida simples não pode passar despercebida, pois as chances de erros são grandes e os olhos do Leão estão sempre atentos!

As mais vistas
planejar ok