A Secretaria de Saúde de Alta Floresta, por meio da Atenção
Básica, segue realizando uma série de ações educativas e orientativas em prol
do Novembro Azul, campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do
câncer de próstata.
A programação já percorreu diversas empresas na primeira
semana de novembro, entre elas o Frigorífico Faz Carne, no dia 1º; Secretaria
de Infraestrutura e Serviços Urbanos, no dia 4; empresa Honda Cometa
Motocenter, no dia 6; Águas de Alta Floresta, no dia 8; e, no dia 9, foi a vez
da Pneu Norte.
Segundo Claudiomiro Viera, a mobilização continuará durante
todo o mês de novembro, com visitas a outras empresas e instituições públicas
da região. O objetivo é sensibilizar e encorajar o público masculino a adotar
práticas preventivas e a cuidar da saúde de forma mais ampla.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o câncer de
próstata provoca, em média, 47 mortes por dia no Brasil, totalizando cerca de
17.155 óbitos anuais. A detecção precoce da doença pode elevar para 90% a taxa
de cura, reforçando a importância da conscientização e do diagnóstico
preventivo.