Alta Floresta - Quinta-Feira, 19 Set 2024

Prefeitura realiza ações do “Setembro Amarelo” para profissionais da rede municipal de educação

PREFEITURA DE ALTA FLORESTA

PREFEITURA DE ALTA FLORESTA

O mês de setembro é conhecido dentro da área da saúde como o mês de prevenção ao suicídio, por esta razão recebeu o nome de “Setembro Amarelo”. Por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, participaram de palestras com os profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Essa iniciativa busca levar ajuda aos profissionais que atuam na parte administrativa e salas de aulas das escolas. Essa é uma ação que o Poder Público, que a gestão tem trazido aos servidores da rede de educação, no sentido de conscientizar as pessoas. Vamos dizer sim a vida e não ao suicídio. Vamos valorizar a vida”, pontua a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, que representou o prefeito Chico Gamba.

Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha. 

​O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha antie stigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

A Assesora de Serviços em Saúde, Reinalda Verônica de Sousa, explica que é preciso valorizar a vida, e o “Setembro Amarelo”, é um importante aliada nesse sentido. “É a valorização da vida. São ações elaboradas pela Saúde para atender aos profissionais da Educação. A vida é o nosso maior bem”, pontua.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

As mais vistas
planejar ok