Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação
Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece o funcionamento dos bancos no
período.
No dia 25/12 (Natal) e 01/01
(Confraternização Universal), feriados nacionais, não há expediente bancário e
as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público.
As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED.
Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito
normalmente.
No dia 24/12 (terça-feira), os bancos terão o
horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília.
Já nos
dias 26/12 e 02/01 (quinta-feira), os bancos voltam a
funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades
onde não há feriado municipal.
O último dia útil do ano para atendimento presencial ao
público, com expediente normal para a realização de todas as operações
bancárias, será no dia 30/12 (segunda-feira). No dia 31/12
(terça-feira) também não há expediente bancário e as compensações
bancárias não serão efetivadas.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com
vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 –
poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos
e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação
bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a
incidência de juros e multa.
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao
calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a
sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de
barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo
atendimento telefônico dos bancos”, explica Faria.
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e
extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento
nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos
bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais
serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das
transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e
caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de
saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e
correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o
diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados
eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).