O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste entregaram,
no início da tarde desta sexta-feira (20.12), os primeiros 100 quilômetros
duplicados da BR-163, com investimento de mais de R$ 1,2 bilhão, totalmente em
recursos dos cofres públicos estaduais.
“Ninguém, absolutamente ninguém nesse país, chega perto
daquilo que Mato Grosso está fazendo na infraestrutura, na saúde e em tantas
outras áreas. Fazemos isso porque tem, em cada canto desse Estado, milhares de
mato-grossenses que trabalham com muita seriedade e que pagam seus impostos. O
que nós fazemos é cuidar bem do dinheiro do cidadão e fazê-lo voltar em forma
de serviço para toda a sociedade”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Para a duplicação dos primeiros 100 quilômetros da BR-163, o
Estado investiu os recursos em dois contratos que abrangeram os trechos km 507
(Diamantino) e o km 593 (Nova Mutum).
“Nós assumimos a concessão pelo desastre que estava a
BR-163. Esse movimento demonstra que o governo é atento, responsável e seguro
ao usar o dinheiro público para fazer o que é prioritário. O problema da
rodovia começou, definitivamente, a ser resolvido; era um problema crônico e
passou a ser sinal de esperança”, destacou o vice-governador Otaviano Pivetta.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa,
também avaliou que a entrega dos cem quilômetros de rodovia duplicados
representa uma retomada da confiança do povo mato-grossense.
“Depois de tantas expectativas e frustrações, iniciamos as
obras de duplicação e passamos essa mensagem de que estávamos fazendo algo
diferente. Além da obra de duplicação e da fluidez para o trânsito, estamos
provendo segurança viária para o cidadão. Esse primeiro segmento, entre
Diamantino e Nova Mutum, teve uma redução de 82% de acidentes com mortes. Esse
número, por si só, justifica todo o esforço que estamos fazendo aqui”, pontuou.
O presidente do conselho da Nova Rota do Oeste, Cidinho
Santos, lembrou que o governador ousou ao propor assumir a concessionária
responsável pela BR-163. “Se todos os gestores públicos fizessem a ‘loucura’
que o senhor ousou em fazer, nós teríamos muito mais vidas salvas, mais
dignidade e um Brasil saudável”, destacou.
O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, destacou os
reflexos da duplicação para o município e apontou redução nos atendimentos
hospitalares por vítimas de acidente da rodovia nas unidades de saúde do
município.
“Mais de 70% dos atendimentos de emergência do nosso
hospital eram de vítimas de acidente da rodovia. Esse trecho entre Diamantino e
Nova Mutum não foi por questão política, foi porque era o trecho que mais tinha
acidentes. Quando o Governo do Estado falou que iria assumir a BR-163, a grande
maioria da população disse que era mais uma promessa de política e que a obra
ia ficar mais uns 20 anos sem terminar. Agora, estamos praticamente um ano
depois com 100 quilômetros de asfalto sendo inaugurado. Então, não conseguimos
mensurar a importância dessa grandiosa obra”, relatou.
O diretor geral da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, apontou que Mauro Mendes “conseguiu pensar o
impensável e conseguir o improvável”. “Estamos juntos para fazer o melhor para
Mato Grosso e para a BR-163”, ressaltou.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro
Bruno Dantas, relator do processo que permitiu o Estado assumir a
concessionária pela MT Par Participações (MT Par), afirmou que a “lei é feita
para resolver a vida das pessoas e não para criar mais problemas”.
“Quando fechamos um processo, geralmente não nos preocupamos
com os desdobramentos que vão acontecer depois. Muitas vezes, são histórias
tristes de obras que foram paralisadas porque haviam falhas graves, ou são
licitações que precisaram ser interrompidas por um problema insanável, outras
vezes são gestores públicos que se corromperam e cometeram irregularidades.
Mas, no caso de hoje, vimos com os nossos próprios olhos essa história que está
sendo construída por um Governo que teve coragem e por uma população que soube
sonhar”, disse.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes,
destacou que a resposta apresentada pelo governador foi heterodoxa. “Graças à
potência do Governo de Mato Grosso, às suas condições de governabilidade, pôde
propor isto que era diferente. Essa história de sucesso precisa ser contada
para fora porque Mato Grosso é o Estado que dá certo”, apontou.
Participaram da solenidade o senador Wellington Fagundes,
representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),
os deputados estaduais Dr. João, Paulo Araújo, Hugo Garcia, Valmir Moretto,
Chico Guarnieri e Júlio Campos; o secretário-chefe de Gabinete do Governador,
Jordan Espíndola; e os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Laice
Souza (Comunicação), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), coronel
César Roveri (Segurança Pública), Andreia Fujioka (Agricultura Familiar),
coronel Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania), César Miranda
(Desenvolvimento Econômico), Alan Porto (Educação), Gilberto Figueiredo
(Saúde), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Basílio Bezerra (Planejamento
e Gestão) e Rogério Gallo (Fazenda).
Também estiveram presentes o presidente da MT Par, Wener
Santos; o diretor geral da Politec, Jaime Trevisan; o comandante do Corpo de
Bombeiros Militar (CBM), Gledson Oliveira; o comandante da Polícia Militar
(PM), Fernando Tinoco; o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso
(Intermat), Serafim de Barros; a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária
(Indea), Emanuelle de Almeida; o secretário-controlador Geral do Estado (CGE),
Paulo Farias; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso
(Fapemat), Marcos de Sá, além de prefeitos e empresários da região.