Ligações de spam que caem ou ficam mudas quando uma
pessoa atende são realizadas, na maioria das vezes, tem o objetivo de
verificar se o número de celular está ativo. Essas chamadas envolvem a
oferta de diversos tipos de produtos ou serviços, tais como empréstimos, planos
de telefonia, consignados e planos de saúde.
O que são ligações de spam?
Ligações de spam são chamadas incômodas e
indesejadas feitas através de números desconhecidos que tem o
objetivo de vender produtos e serviços. Geralmente, são feitas por um
atendimento automatizado de telemarketing ou serviço equivalente feito por um
robô.
Segundo o presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira
Júnior, essas ligações também podem ser feitas por golpistas que tentam
enganar pessoas com ofertas falsas ou fraudes.
Por que as ligações ficam mudas ou desligam?
“Chamadas mudas ocorrem porque os sistemas de discagem
automática (autodialers) geralmente fazem ligações para mais números do que a
capacidade de operadores humanos ou do sistema automatizado consegue atender”,
explica Mauricélio.
Ele adiciona que, quando a pessoa atende, o sistema tenta
direcionar sua chamada a um agente disponível. Se não há agentes livres ou
se o algoritmo detecta que não é interessante prosseguir, a ligação é encerrada
automaticamente.
Essas ligações são automáticas e tem o objetivo de saber
quais números estão ativos. Assim, as chamadas são feitas através de um sistema
que liga automaticamente para uma lista de telefones.
Se a ligação foi atendida, o sistema irá registrar que o
número da vez ainda é válido.
Qual é a razão das ligações?
O presidente da Abrint explica que a finalidade dessas
chamadas pode variar. Em muitos casos legítimos, empresas as utilizam para
vendas ou para informar clientes sobre serviços e cobranças.
Já no caso de chamadas fraudulentas, a intenção é
verificar se o número é válido (prova de vida) para futuras tentativas de golpe,
como envio de mensagens falsas, roubo de dados ou tentativas de engenharia social.
Ele adiciona que, em ambas as situações, a validação
do número ajuda a classificar contatos como "ativos" para novas
interações.
O que é um robocall?
Robocall são ligações automáticas realizadas por
sistemas computacionais que não possuem uma ação direta de agentes humanos.
Esse tipo de chamada pode durar menos de três segundos e vir de múltiplos
números e DDDs diferentes.
Segundo o presidente da Abrint, essas ligações são
programadas para fazer um grande volume de chamadas simultâneas e
aproveitam a "baixa barreira de custo e da facilidade de acesso a bancos
de dados de números de telefone".
Como evitar as ligações de spam
Veja abaixo 5 dicas de como evitar as ligações de spam,
segundo o presidente da Abrint:
Evite atender: Se possível, não atenda ligações de
números desconhecidos ou suspeitos. Deixe a chamada ir para o correio de voz;
Não interaja: Se atender, evite pressionar teclas ou
fornecer qualquer tipo de informação pessoal, mesmo que o sistema peça;
Bloqueie o número: Use as funções do seu celular ou aplicativos de bloqueio para evitar novas
chamadas desse remetente;
Denuncie: No Brasil, registre a reclamação no site
Não Me Perturbe ou no Procon para evitar ligações de telemarketing. Se houver
suspeita de golpe, comunique às autoridades, como a Anatel;
Cuidado redobrado com fraudes: Após receber uma
ligação desse tipo, fique atento a mensagens ou contatos posteriores
solicitando informações pessoais, códigos de autenticação ou dados bancários.