A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT)
prorrogou até 10 de janeiro o prazo de entrega da documentação para efetivação
da matrícula na Rede Estadual de Ensino. Os pais ou responsáveis devem
apresentar os documentos de forma presencial ou virtual.
Esta etapa é para aqueles que fizeram a solicitação pelo
sistema Matrícula WEB ou de forma presencial no período de 07 de outubro a 11
de novembro de 2024.
Para a entrega presencial dos documentos, as secretarias
das escolas funcionam em horário de expediente, das 8h às 17h. Já o envio da
documentação de forma virtual, só é permitido para os pais e responsáveis que
realizaram a solicitação pelo sistema Matrícula WEB. Neste caso, devem acessar
o portal.
Na efetivação da matrícula, os responsáveis ou os
estudantes maiores de 18 anos, deverão assinar um Termo de Consentimento para
Tratamento de Dados Pessoais. Este termo é uma exigência legal que busca
proteger a privacidade dos estudantes e assegurar que seus dados serão
utilizados de forma responsável e ética.
A Seduc alerta que o sigilo das informações pessoais é
condição obrigatória para a efetivação da matrícula, reconhecendo a importância
de manter a transparência e confiança entre as instituições de ensino e as
famílias no que diz respeito ao manejo de informações pessoais sensíveis.
O coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso,
Rodrigo Jacob, alertou que é imprescindível a apresentação dos documentos para
garantir a vaga.
“Esta etapa é tão importante quanto a matrícula WEB. O
aluno só terá a sua vaga garantida na Rede Estadual de Ensino quando os pais ou
responsáveis apresentarem toda a documentação exigida. Aqueles que estão com
dúvidas, podem procurar a secretaria da escola que vão receber toda a ajuda”,
explicou.