Mais de 700 mil mato-grossenses emitiram a Carteira de
Identidade Nacional (CIN), que substitui a cédula de identidade conhecida como
“RG”, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), desde a
implantação do novo modelo em março de 2023.
Segundo dados da Politec, cerca de 18% da população do
Estado já possui o novo modelo de carteira de identidade. Em 2024, a
Politec emitiu 391.191 documentos de identidade. Em todo o país, mais de 17
milhões de brasileiros já solicitaram o “novo RG”.
Mato Grosso está entre os três estados brasileiros com a
maior quantidade de emissões de Carteiras de Identidade Nacionais. Na frente,
estão Acre e Piauí.
A Carteira de Identidade Nacional é disponibilizada à
população na versão física (cédula de papel de segurança e cartão de
policarbonato) e também na versão digital. Mato Grosso foi pioneiro na
implantação da CIN no modelo cartão.
Desde novembro de 2024, o prazo para a emissão da CIN no
interior do Estado passou de cerca de 90 dias para 17 dias.
A redução deve-se à união de esforços permanentes dos
servidores da Politec de vários setores da Capital e do interior do Estado para
o processamento e análise das solicitações.
A população têm até o ano de 2032 para fazer a troca do
documento pela nova identidade, sendo que a 1ª via é gratuita. Atualmente, a
carteira de identidade nacional é emitida em todo o país. Mais informações
podem ser acessadas no gov.br/identidade.
Em Mato Grosso, a CIN pode ser solicitada em um dos 150
postos de identificação próprios ou conveniados (clique aqui
para saber o endereço). Para solicitar o novo documento, é necessária
a apresentação do número do CPF e das originais da certidão de nascimento ou
casamento, ou as cópias autenticadas dos mesmos.
Uma das principais mudanças é a adoção do CPF como o
número do registro nacional, o que significa que, independente de qual Estado
da Federação o documento seja emitido, o cidadão manterá sempre o mesmo número
em seu registro.
A versão digital da CIN pode ser obtida através do
aplicativo do Governo Federal. No primeiro acesso ao aplicativo, é necessária a
conclusão de todas as etapas do cadastro para a obtenção do selo de
confiabilidade “prata” ou “ouro”. A CIN digital poderá ser obtida clicando no
botão “carteira de documentos’’.
O formato digital pode conter outros dados opcionais que
o requerente deseja incluir no documento como Nome Social, Grupo Sanguíneo e
Fator RH, DNI (Documento Nacional de Identificação), CID (Classificação
Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), NIS/PIS/PASEP,
Certidão Militar, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Título de Eleitor,
Número do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), Carteira de Trabalho e
Previdência Social (CTPS) e Símbolos Internacionais de Acessibilidade
(disponível na versão física).
Para o ano de 2025, a Politec pretende melhorar ainda
mais os serviços de identificação civil ao cidadão, com a atualização do
Sistema de Identificação Civil (SIC), ampliação da digitalização do acervo de
prontuários civis, o que potencializará a utilização do Sistemas
Automatizados de Identificação Biométrica (Abis).
Também está prevista a entrega de funcionalidade para a
emissão da 2ª via da CIN online, viabilizada por meio do Programa de
Transformação Digital, previsto para estar disponível para a população ainda no
primeiro semestre do próximo ano.