A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania
(Setasc) realiza o primeiro treinamento do ano voltado aos novos agentes do
Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Mato Grosso, na unidade do Ganha Tempo
Ipiranga. A capacitação, que teve início na segunda-feira (27.1), segue até
sexta-feira (31) e busca a melhoria no atendimento do órgão nos municípios.
Participam, nesta primeira etapa, 22 coordenadores e
atendentes dos municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Campo Novo
do Parecis, Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Juscimeira, Porto Alegre do Norte,
Primavera do Leste, Sinop e Várzea Grande.
Durante os cinco dias de treinamento, os novos profissionais
serão treinados sobre as funcionalidades do sistema operacional do Ministério
do Trabalho e Emprego, disponíveis às unidades do Sine. O treinamento inclui
uma parte teórica e outra prática, com atendimentos reais aos trabalhadores que
buscam serviços no posto do Sine.
A coordenadora do Sine estadual, Simone Koehler, enfatizou a
necessidade de treinamentos constantes para garantir a qualidade dos serviços
prestados aos trabalhadores.
"É fundamental que os novos atendentes da rede recebam
um treinamento adequado para desempenharem suas funções com qualidade e
eficiência. O Sine tem um papel importante no apoio à inclusão social e no
acesso ao mercado de trabalho, e isso só é possível quando o atendimento é
feito de maneira humanizada, precisa e rápida", pontuou.
Simone também destacou o compromisso da Setasc em investir
na capacitação contínua da equipe. "Esse investimento traz benefícios não
só para a instituição, mas, principalmente, para aqueles que mais precisam do
nosso suporte", reforçou.
Entre os conteúdos apresentados no treinamento, estão:
orientações sobre a intermediação de mão de obra, como o atendimento ao
trabalhador leis e diretrizes do Sine; atendimento ao empregador, ferramentas e
sistema operacional para o desenvolvimento do trabalho; noções básicas da
operacionalização do seguro-desemprego e orientação sobre o acesso à
funcionalidades da Carteira de Trabalho Digital.
A nova coordenadora do posto do Sine estadual em Alto
Araguaia, Mariana de Souza, destacou a importância da capacitação para melhorar
o atendimento aos trabalhadores e empregadores do município.
"Estamos passando por dias intensos de aprendizado,
trabalhando de segunda a sexta-feira, e a cada dia buscamos novas alternativas
para melhorar o atendimento. Com certeza, todos nós sairemos ricos de
conhecimento para levar essas informações ao nosso município", disse.
Ela também reforçou seu compromisso na nova função.
"Sou nova como coordenadora do meu município e quero
agradecer por proporcionar essa oportunidade, não só para mim, mas para outros
servidores, garantindo que possamos atender melhor a população", concluiu.
Representando o Sine de Campo Novo do Parecis, Diana Alves
ressaltou a relevância da capacitação oferecida aos servidores, destacando que
o aprendizado será fundamental para aprimorar os serviços prestados.
"É a primeira vez que participo como chefe de divisão e
estou muito grata pela comissão de treinamento, que hoje está promovendo essa
capacitação para todos nós. Nosso objetivo é levar conhecimento, inovação e
tecnologia para os postos do Sine, ajudando tanto os empregadores quanto os
trabalhadores do município", finalizou.